-
Arquitetos: BLT Arquitectos
- Área: 140 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Emilia Sierra Guzmán
-
Fabricantes: Aberturas Maretich, Clodomiro Freites, Mata de Hoz muebles, Premoldar, Sicco aluminio, Tresol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento das urbanizações suburbanas no sopé das serras de Córdoba demonstram a problemática de destruição da paisagem conforme avançam a fronteira urbana em forma de condomínios com casas isoladas que vão tapando a paisagem serrana.
A implantação da residência foi a premissa para trabalhar aproveitando o desnível do terreno, de modo que a construção interferisse o menos possível na paisagem, mantendo as vistas que existem da rua para o frondoso bosque serrano no fundo do lote. Desta maneira buscamos enterrar a residência no nível mais baixo do terreno e ocultá-la da rua. Cria-se um diálogo com a paisagem circundante que planeja colocá-la em evidência ao contrastar com a geometria silenciosa dos volumes cegos de tijolo que ganham vistas a partir da cobertura verde.
Os ambientes da casa, orientados todos ao norte, se abrem no nível do jardim privado, possibilitando a privacidade dos espaços interiores e exteriores da casa. Pequeno pátios interiores separam os espaços do muro de contenção, gerando ventilações cruzadas e protegendo, junto com a cobertura verde, do clima. Desde a rua, só são vistos dois volumes cegos. As entradas pedonal e veicular, são duas raias no solo que se fundem até o nível do casa.